domingo, 24 de junho de 2012

Óleo de sementes de uvas



Para se obter óleo de sementes de uva, existem vários processos. O mais utilizado deles é através do uso de solventes (hexano - derivado de petróleo), processo que reduz os componentes benéficos presentes no óleo, e ainda deixa resíduos químicos altamente  prejudiciais à saúde. 
A maioria dos óleos de sementes de uva vendidos no mercado mundial são adulterados a partir da adição de óleo de soja, canola ou girrasol, extraídos por solventes,  fazendo com que se perca grande quantidade das suas características naturais.

Outra forma de extração é por prensagem à frio, processo mais demorado e oneroso, porém resultando em um óleo 100% puro, de altíssima qualidade, preservando na íntegra todas as suas propriedades e características benéficas naturais - veja informações complementares.
Para se conseguir 1 litro do óleo das sementinhas da uvas são necessários em torno de 300kg de sementes dependendo do tipo de uva, portanto é impossível que se consiga adquirir um óleo (mesmo que diretamente do produtor) por menos de 100,00 o litro.


O óleo de sementes de uva é o único óleo que possui clorofila na sua composição natural. Quando extraindo à frio, apresenta cor verde e aroma adocicado e frutificado, o que garante a pureza e a qualidade do produto.
 

O óleo para uso culinário é engarrafado logo após a prensagem à frio das sementes de uva. Este óleo é mais concentrado, seu aroma é mais característico e sua coloração é mais escura, apresentando maior turbidez. Sua digestibilidade é de 97,2%, maior do que a do azeite de oliva, que é de 95%. É resistente a altas temperaturas (seu ponto de fervura é de aproximadamente 200°C), ou seja, antes mesmo de entrar em ebulição, já está na temperatura ideal.

Benefícios do óleo de sementes de uvas em relação a outros:
Possui alto índice de ácidos graxos conhecidos como Ômega 6, 7, 9 e 3;

Rico em vitaminas C e E, útil para diminuir a concentração de gordura no fígado;

Auxilia no aumento do bom colesterol (HDL), na diminuição do mau colesterol (LDL) e dos triglicerídeos;

Ajuda a impedir doenças no coração, pois o risco de ataque cardíaco e infarto podem ser reduzidos com este potente antioxidante, que impede o desenvolvimento de plaquetas que bloqueiam as artérias;

Possui grande quantidade de OPC, antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento das células e doenças degenerativas como mal de Alzheimer e mal de Parkinson;

Contém flavonóides que possuem propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e antialérgicas. É um anti-histamínico natural, pois as sementes da uva podem ajudar a controlar espirros, congestões e outras características provenientes de reações alérgicas;

Contém baixo teor de sódio, auxiliando no controle da hipertensão;

Contém resveratrol, potente antioxidante que combate os radicais livres;

Além de saudável, é um saboroso óleo, com um paladar marcante, podendo ser usado em pratos simples, a mais sofisticada culinária;

A ingestão dos produtos que contenha óleo e farinha de sementes de uva alivia o cansaço dos olhos. Também diminui a degeneração muscular e cataratas, melhora a circulação sanguínea nos pequenos vasos dos olhos, onde algumas doenças podem causar bloqueios e enfraquecimentos que resultam em danos na visão;


Os poderes antioxidantes do óleo e farinha de sementes da uva são de um valor particular na defesa contra os danos dos radicais livres. Minimiza danos no fibroma, desordem elusiva associada com dor muscular crônica e rigidez (dureza). O poder antioxidante do óleo e farinha de sementes de uva podem ajudar protegendo células musculares que estão cercadas (ou sitiadas) contra danos, rotineiramente caçando e neutralizando mutações dentro dos materiais genéticos das células que podem gerar formação de tumores.

Informações complementares:

Antioxidantes
São moléculas que têm o poder de inibir a ação dos radicais livres. São representados no óleo de sementes de uvas principalmente pelos polifenóis.
 
Flavonóides
São antioxidantes que têm o poder de recuperar as células e órgãos do corpo.
OPC - Oligomeric Proanthociyanidins Complex
OPC são substâncias bioativas que agem como um poderoso antioxidante, retardando o envelhecimento. São moléculas protetoras contra os radicais livres. O efeito do OPC é 50 vezes maior que o da vitamina E e 18,4 vezes maior que o da vitamina C. Ele ajuda, também, na prevenção de doenças como o câncer, o mal de Alzheimer e doenças vasculares.
 
Polifenóis
São complexos químicos produzidos pelas plantas (fitoquímicos). Eles incluem antioxidantes poderosos, também chamados flavonóides. Um dos principais antioxidantes é o OPC.
 

Radicais livres
São moléculas de oxigênio agressivas, que o organismo absorveu em excesso - devido ao stress, poluição, cigarro, grandes períodos de exposição solar, dentre outros fatores - as quais destroem as células saudáveis, causando o envelhecimento.
Resveratrol
É um dos mais potentes antioxidantes da natureza, encontrado no OPC, que ajuda na prevenção do fotoenvelhecimento, ou seja, envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta do sol, ou pelo tratamento inadequado da pele e também previne doenças degenerativas.
Vitamina C
A vitamina C é multifuncional no corpo e na pele, ajuda a prevenir a perda da água das células, auxiliando na produção do colágeno e elastina, fibras que dão força à pele e desativa os efeitos dos radicais livres.
Vitamina E
A vitamina E aumenta a capacidade de reter água das células, ou seja, de hidratação da pele, não a deixando ressecar, protegendo-a contra danos. Além de calmante, tem propriedades anti-inflamatórias e é antioxidante natural.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário