terça-feira, 13 de março de 2012

INDICAÇÕES DOS ÓLEOS CARREADORES


Óleo de semente de abóbora virgem
- Tem efeitos positivos no tratamento de problemas da vesícula(congestão e cálculos) e próstata (hiperplasia).Tem efeito redutor de colesterol, e preventivo de problemas cardíacos e circulatórios. É uma boa opção para saladas, comparado ao azeite de oliva. Possui vitamina A, B1, B2, C, E, niacina, ácido fólico, sais minerais como ferro, cobre, manganês, cálcio, zinco e selênio(muito importante para sistema imunológico), ácido linoléico, etc. Dá também suporte a virilidade masculina e feminina e no tratamento da queda de cabelo. Pode ser usado interno e externo, auxilia no combate ao  DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos.
Óleo de amêndoas doces
- Melhor qualidade, é extraído por prensa a frio sem uso de solventes. Indica para peles secas, pessoas com pele sensível pode apresentar certa alergia ao uso prolongado.
Óleo de abricot
- Um óleo altamente nutritivo que possui a mesma consistência do óleo de amêndoas e a coloração amarelo pálido. É rico em vitaminas A e C, além de sais minerais. Regenerador da pele, principalmente rosto, e comumente adicionado à mistura de óleo de massagem, não é empregado puro devido ao aroma forte.
Óleo de abacate não-refinado
- Contém alta proporção de ceras e é rico em proteínas, vitaminas A.B, D) e sais minerais. Bom para todos os tipos de pele sensíveis, regula hormônios e para próstata.
Óleo de gergelim não-refinado
- Contém vitaminas A, B e E. É empregado na hidratação e proteção da pele dos raios solares  e dentro da medicina ayurvédica e chinesa para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regulagem da funções intestinais, além de melhorar a circulação. É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro como má memória e esquecimento, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro, além de que possui um alto teor em vitamina E, considerada um agente rejuvenescedor e retardante do envelhecimento. Também contém aminoácidos que melhoram a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória. A presença de cálcio no óleo é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de stress.
O óleo de Gergelim pode ser ingerido ou empregado na massagem e para que tenha todas suas propriedades inalteradas não pode sofrer processo de refino.

Óleo de germe de trigo não-refinado
- Prensado a frio e filtrado sem o uso de solventes. O óleo é extraído do germe das sementes de trigo. Possui propriedades anti-oxidantes e pode prolongar a vida útil de misturas de óleos para massagem, evitando que fiquem rançosos. O óleo contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, D e F, além de ser altamente rico em lecitina. Normalmente é empregado em diluição a outro óleo na proporção de 10%. Útil na cura de queimaduras e tecidos em processo de cicatrização, assim como áreas inflamadas e peles ásperas.
A maior parte do óleo de germe de trigo brasileiro vendida por aqui, não possui mais estas características, é adulterado com outros óleos vegetais de baixo custo e as vezes adicionam vitamina E sintética.
Óleo de Jojoba não-refinado
- Ele é derivado da castanha da jojoba e é prensado a frio sem o uso de solventes. Possui uma coloração clara e é rico em vitamina E, proteínas e sais minerais quando não-refinado. Ele é indicado para todos os tipos de peles, incluindo a oleosa, mista, acnéica e peles inflamadas, devido à bem da palavra, não ser exatamente um óleo, mas uma cera. Não fica rançoso com o tempo, por isso é um bom veículo para óleos essenciais e usado na fabricação de perfumes, além de não deixar que os óleos carreadores em geral fiquem rançosos.
Óleo de Neen
- Tem propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e antiparasitas. O seu óleo é obtido pela prensagem a frio das sementes.
É muito utilizado como inseticida natural contra nematóides, sendo não tóxico para humanos, animais, além de não afetar insetos benéficos.
As propriedade antibióticas do óleo de neem são úteis em problemas como acne, unha encravada, machucados e condições sérias da pele. Dentro da cosmética, o óleo de neem atua restaurando a maciez e elasticidade natural da pele, enquanto age como um desinfetante natural. Pode ser adicionado ao shampoo, óleo pós-banho e cremes hidratantes. Excelentes propriedades antifúngicas são relatadas, especialmente contra pé-de-atleta, bicho-de-pé, cândida e outros fungos que atuam causando alergias, queda de cabelo e descamação da pele. Destrói Staphylococcus aureus e Salmonella typhosa.
Óleo de Perila
- Obtém-se o óleo de sua sementes por prensagem a frio. É um dos raros óleos vegetais contendo Omega 3. Possui propriedades anti-inflamatórias, auxilia no tratamento de colesterol alto, arteriosclerose, problemas do fígado, combate o infarto cardíaco, estimula o sistema imunológico, diminui a incidência de tumores na mama, no cólon e rins.
Óleo de Prímula ou Evening primrose
- Prensado a frio e filtrado sem o uso de solventes.
O conteúdo máximo de AGL no óleo fica em torno de 9-12%. O preço deste produto depende do seu conteúdo de AGL. Tem muitos óleos no mercado que adulteram o óleo pela adição de óleo de soja ou girassol.
É bom para todos os tipos de pele e no equilíbrio da maioria dos problemas menstruais. Especialmente indicado para peles secas, eczema, psoríase e no combate as rugas.
Óleo de Romã
- O óleo é obtido por prensagem das sementes da romã. Possui propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, tônicas dos nervos e do sistema muscular.
Óleo de Calêndula
- É um óleo excelente para problemas de pele, possui propriedades anti-inflamatórias e costuma ser adicionado ao óleo carreador na proporção de 25%.

Óleo de semente de uva
- Indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz inchaço e o edema, restaura o colágeno e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante.
É usado na alimentação semelhante ao azeite de oliva.
Óleo de Maracujá
- O óleo é retirado por prensagem a frio das sementes obtidas em empresas que produzem o suco da fruta. Ele possui alto teor de ácido linolênico (família do ômega3), além de vitamina E, B, A. Não possui efeitos calmantes como a fruta.
Óleo de castanha do Brasil
- Um óleo de propriedades muito parecidas com o óleo de amêndoas, podendo por isso ser um substituto mais barato deste. Possui várias vitaminas do complexo B, A e E. Excelentes propriedades hidratantes para pele e um bom carreador. O óleo deve ser retirado por prensagem a frio e sem passar pelo processo de refino para ter intactas suas propriedades.
Óleo de Andiroba
- A Andiroba hoje tem sido muito empregada pelas suas propriedades repelentes do mosquito causador da dengue. Pode ser empregada pura sobre a pele como um óleo carreador. É utilizado para inchaços, batidas, reumatismo, cicatrização, alergias, psoríases e problemas de garganta. O óleo de andiroba pode ser misturado em torno de 10-30% no óleo de massagem padrão, para potencializar suas propriedades terapêuticas no tratamento de dores e inflamações.
Manteiga de Cupuaçu
- Possui um alto poder de hidratação e penetração pela pele. Para peles ressecadas, como creme de massagem, para lábios rachados e ressecados, rachadura dos pés e dos seios. Possui um agradável perfume de chocolate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário