domingo, 11 de março de 2012

Chocolate Natural - Cacau Crú Gourmet Orgânico Bio Orgânicos Brasil



Amêndoas de cacau orgânico, fino ou gourmet, descascadas e granuladas (raw cacao nibs), processadas em baixa temperatura (cruas), conservando todos os nutrientes do Theobroma Cacau (alimento dos Deuses). Orgânico como garantia de produto ecologicamente correto e socialmente justo, e gourmet, por tratar-se do cacau de melhor qualidade produzido no Brasil (tipo 1 conforme Instrução Normativa n° 38 de 23/06/2008 do MAPA). Nosso chocolate é 100% cacau e não contém aditivos químicos nem substâncias de origem animal. O cacau cru é comprovadamente a maior fonte natural de flavonóides antioxidantes, substâncias que propiciam benefícios para a saúde e estética, como retardamento do envelhecimento. O Chocolate Natural é realmente o melhor alimento funcional e natural encontrado no mercado brasileiro!
Ideal para quem busca: uma alimentação viva, que aproveita ao máximo todos os nutrientes e benefícios dos alimentos; uma fonte poderosa e segura de flavonóides antioxidantes; saúde de um modo geral e estética.
O que é cacau fino ou gourmet?
Cacau fino segue rigorosas especificações de seleção de frutos, respeito às características da variedade (comum, forasteiro, híbrido ou trinitário), fermentação e desidratação das amêndoas (etapas que reduzem a acidez, eliminam microtoxinas, e desenvolvem o aroma e sabor do cacau), e comprovação da qualidade do lote. Cacau de qualidade pode ser orgânico ou convencional.  A Bio Orgânicos Brasil encontrou num produto o que há de melhor: cacau orgânico, e gourmet!
Obs: Requisitos de processamento (para fino ou gourmet) podem ser vistos em http://www.cacaufino.com

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
PORÇÃO DE 20g (1 colher de sopa, em média)-Qtde. por porção % V.D. (*)
VALOR ENERGÉTICO -   124 kCal = 522 kJ                              6
CARBOIDRATOS              5,7 g                                                 2
PROTEÍNAS                     2,9 g                                                 4
GORDURAS TOTAIS      10,0 g                                                18   
GORD. SATURADAS        5,7 g                                                26
FIBRA ALIMENTAR           5,0 g                                                20
GORDURAS TRANS.        0 g                                                   -
SÓDIO                              7,9 mg                                              0

(*) Valores diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kCal
ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores
dependendo de suas necessidades energéticas.
CHOCOLATE NATURAL (100% CACAU)

COMPARATIVO DE FLAVANÓIDES
ANTIOXIDANTES
*Medida pelo índice ORAC
(Oxigen Radical Absorbance Capacity).

Nibs de cacau cru      621
Chocolate amargo     131
Chocolate ao leite      67
Ameixa seca               58             
Uva seca                    28
Repolho                     18
Espinafre                   13
Brocoli                       8,9
Laranja                      7,5
Fonte: U.S Department of Agriculture e The
Journal of the American Chemical Society.
Porque o Chocolate Natural não é vendido em pó?
Em verdade, não existe cacau puro em pó. Amêndoas de cacau possuem cerca de 50% de gorduras saudáveis e, quando moídas produzem uma pasta parcialmente líquida, impossível de ser pulverizada. Para transformar em pó é preciso retirar da pasta aquelas gorduras (manteiga de cacau), produzindo então uma massa (chamada torta de cacau) que pode ser pulverizada, mas não deveria ser denominada de 100% cacau!
Ressalte-se, ainda, que todo o chamado “cacau em pó” existente no Brasil é proveniente de cacau torrado, submetido a temperaturas de até 130°C, processo que transforma as gorduras saudáveis do cacau em matéria rançosa ou saturada. Ademais, a massa ou torta de cacau é naturalmente ácida, fato que a indústria corrige com a adição de compostos químicos alcalinizantes...
Resumo das principais diferenças
Chocolate Natural - (nosso cacau)
Cacau em pó (pó de massa de cacau)
Granulado
Cacau fino
Cacau comum (sem seleção nem controle de qualidade)
100% Cacau fino ou gourmet
Massa do cacau desengordurado + substâncias químicas alcalinizantes
Orgânico
Cacau comum (cultivado com agrotóxicos)
Gordura vegetal - parte mais nobre do cacau
Gordura remanescente saturada
Conservação dos nutrientes
Perda dos nutrientes
Rico em flavonóides antioxidantes
Perda de flavonóides antioxidantes
Vantagens no consumo
·         Melhora a capacidade do organismo de metabolizar açúcar, funcionando como grande aliado do diabético.
·         Por conter grande quantidade de antioxidantes, bloqueia o efeito danoso dos radicais livres. O chocolate natural do nosso cacau crú contém até 12 vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e até 367% mais que os melhores chocolates encontrados no mercado.
·         Ajuda a perder peso, inibindo um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura, aumentando a sensação de saciedade.
·         Contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
·         Reduz a pressão por ter ação vasodilatadora.
·         Impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que placas se acumulem nos vasos. 
·         Ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias. 
·         Auxilia na proteção dos neurônios contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer.
·         Reduz alguns sintomas da TPM, como depressão, e contribui para suprir eventuais carências de minerais, como magnésio, comuns nesse período do mês e também durante fases de estresse agudo.

Como é produzido
A qualidade do nosso chocolate natural (cacau crú) é monitorada desde a fase do cultivo do cacau. Trata-se de um cacau especial produzido e embalado com a finalidade específica do consumo in natura..
O processo começa na lavoura com a seleção de frutos maduros, sadios, sem manchas, e sem deformação ou perfuração. Os frutos são colhidos e armazenados por 5 dias, para concentração dos açúcares. Depois de quebrados, as sementes são postas a fermentar em caixas de madeira, em camadas inferiores a 50cm, onde são revirados uma vez por dia (para esfriamento e evacuação dos gases), durante até 7 dias. Após a fermentação, as amêndoas são desidratadas (sob a luz solar ou em desidratadores, em temperatura monitorada para não ultrapassar os 42°C). Na unidade processadora já com umidade em torno de 8%, as amêndoas passam por uma nova seleção e avaliação da qualidade, sendo então fragmentadas e descascadas em maquinas descascadoras. Finalmente, temos a embalagem, lacre e distribuição.
Como é vendido
O produto é produzido na região cacaueira da Bahia, nas fazendas fornecedoras do cacau orgânico e gourmet. Posteriormente é postado no correio que assume a partir deste ponto todo o processo logístico. O processo de venda direta ao cliente é feito através de nós mesmos ou de lojas parceiras.
O cultivo do cacau
O cacaueiro (Theobroma Cacao) cresce em clima tropical úmido, em latitudes de +20° a -20° em torno da linha do equador, faixa conhecida por alguns como “cinturão do cacau”. É uma planta de origem americana, que pode viver mais de 100 anos e atingir até 12 metros de altura. Talvez a maior singularidade do cacaueiro esteja no fato de precisar da proteção de outras grandes árvores: proteção contra o vento, e contra a insolação intensa. Pessoas comuns, ao sobrevoar plantações de cacau, podem confundir tudo com uma grande floresta. Cultivar o cacau é sinônimo de respeitar o meio-ambiente, de preservar grandes árvores da mata nativa. Não existe cultura semelhante!
O cacaueiro tem folhas longas que nascem avermelhadas e logo ficam de um verde intenso, medindo até 30 cm. Seus frutos também podem medir até 30 cm de comprimento, apresentando coloração verde, vermelha ou amarronzada, cores que tendem ao amarelo, quando amadurecidos. No interior do fruto são encontradas de 20 a 50 sementes recobertas por uma polpa branca e adocicada, fixadas e uma placenta com as mesmas características. A flor do cacau tem 5 pétalas e é polinizada por pequenos insetos, ao longo de todo o ano. Entre a polinização e o amadurecimento do fruto decorrem cerca de 180 dias.
Considera-se que existem três variedades de cacaueiros:
·         Criollo: A palavra significa “hispanoamericano, nativo” em espanhol e foi a primeira variedade cultivada nos territórios onde hoje estão Honduras, Costa Rica e México, pelos povos da chamada mesoamérica (Olmecs, Mayas, Toltecas e Astecas). Também cultivado na América Central e no norte da América do Sul. Suas amêndoas são grandes e de coloração clara ou rosácea, de baixa acidez e pouco sabor amargo. Foi considerada a mais nobre das variedades de cacau, mas é pouco produtiva e muito sensível a doenças. Atualmente responde por cerca de 5% da produção mundial de cacau.



·         Forastero: É o cacau que tem origem na bacia amazônica. Tem amêndoas achatadas de cor violeta, de média acidez. Considerado um cacau produtivo e resistente a doenças. Responde atualmente por cerca de 80% da produção mundial, e é cultivado especialmente na África e no Brasil. Tem frutos amelonados, e algumas sub-espécies produzem cacau de excelente qualidade.
·         Trinitário: É um cacau híbrido, resultado do cruzamento das duas outras variedades, reunindo as características de ambas. Foi criado em Trinidad, após 1727, quando plantações de cacau Criollo foram destruídas por ciclones e tempestades. Trinta anos depois monges capuchinhos teriam trazido e plantado mudas de Forastero, que terminaram por cruzar com remanescentes de Criollo. Tem excelente qualidade, e reponde hoje por cerca de 15% da produção mundial.

Produção e consumo de cacau no mundo atingem cerca de 3,6 milhões de toneladas, constando da Tabela ao lado os maiores produtores, segundo a International Cocoa Organization (safra 2007/8 a 2009/2010).




Nenhum comentário:

Postar um comentário