domingo, 24 de junho de 2012

NEEM/NIM

ÓLEO VEGETAL DE NEEM EXTRA-VIRGEM - 120 ml
Neem (Azadirachta indica)
O óleo de Neem tem propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anti-parasíticas. O seu óleo é obtido pela prensagem a frio das sementes.
É muito utilizado como inseticida natural contra nematóides, sendo não tóxico para humanos, animais, além de não afetar insetos benéficos.
As propriedades antibióticas do óleo de neem são úteis em problemas como acne, unha encravada, machucados e condições sérias da pele. Dentro da cosmética, o óleo de neem atua restaurando a maciez e elasticidade natural da pele, enquanto age como um desinfetante da mesma.
Neem também pode ser adicionado ao xampu, óleo pós-banho e cremes hidratantes.
Excelentes propriedades antifúngicas são relatadas especialmente contra pé-de-atleta, bicho-de-pé, cândida e outros fungos que atuam causando alergias, queda de cabelo e descamação da pele. Destrói Staphylococcus aureus e Salmonella typhosa.
Utilizado em dermatites, micoses e fungos de pele, psoríases, problemas de pele, puro ou em diluições de 6-50%.
É um óleo carreador conhecidíssimo por suas propriedades imunoestimulantes, antiinflamatórias e repelentes. É empregado no combate a pragas agrícolas como excelente repelente natural (diluído a 0,5-2% em água). Empregado no tratamento de doenças como psoríase, dermatites, inflamações artríticas, câncer e imunidade baixa.

Nim Indiano 
 O nim é uma planta de origem asiática, pertencente à família Meliaceae, natural de Burma e das regiões áridas da Índia (SAXENA, 1983). O nim (Azadirachta indica A. Juss) também pode ser encontrado com os nomes de neen, margosa, nime, lila índio, ou ainda por Melia azadirachta L., Melia indica (A. Juss.) Brandis e Antelaea azadirachta (L.) Adelb. (KOUL et al., 1990).
É usada há séculos na Índia como planta medicinal, planta sombreadora e mais recentemente como inseticida, na produção de madeira e cosmético. Segundo MARTINEZ (2002), é conhecida há 5.000 anos e apresenta ação contra mais de 430 espécies de pragas que ocorrem em diversos países, causando múltiplos efeitos, tais como: repelência, interrupção do desenvolvimento e da ecdise, atraso no desenvolvimento, redução na fertilidade e fecundidade, e várias outras alterações no comportamento e na fisiologia dos insetos que podem levá-los a morte. Além disso, estudos vêm demonstrando que o nim é uma planta medicinal que pode ser usada como anti-séptico, tônico, vermífugo, na cura da diabetes, malária, problemas dermatológicos, combate a sarna, pulga e outras doenças (MARTINEZ, 2002).
Em vários países, incluindo o Brasil, essa árvore tem sido estudada para fornecer produtos alternativos aos agrotóxicos, como extratos de frutos, sementes, ramos e folhas, e para controlar pragas em culturas onde o uso de agrotóxico não é permitido, como no caso dos cultivos orgânicos.


"Durante séculos plantas têm sido utilizadas para curar diversas doenças que afligem a espécie humana. Habitantes do Rio Grande, no Vale do Texas, ainda escolhem a medicina tradicional popular para aliviar as complicações associadas com uma variedade de doenças. 

Com o aumento da diabetes, que afeta quase 21 milhões de americanos, é importante referir-se a que tipo de propriedades medicinais essas plantas possuem, e como suas características bioquímicas podem ajudar na concepção de drogas que poderiam potencialmente eliminar totalmente diabetes. Neste estudo em andamento, temos testado extratos da planta Neem com várias técnicas bioquímicas que incluíram: determinação do teor de açúcar , análise de aminoácidos,  análise de proteína, e cromatografia líquida de alta eficiência. Em estudos mais recentes, tanto qualitativo e quantitativo, foram aplicados métodos para medir a atividade da enzima da planta  Neem, utilizando uma variedade de métodos espectroscópicos. As enzimas que temos são analisados para gliceraldeído-3-P-dehyrogenase e glicose-6-desidrogenase."

Efeito do Neem na Glicemia

Diabetes é uma doença metabólica, que se desenvolve quando o pâncreas já não pode produzir insulina suficiente. Níveis de açúcar no sangue podem rapidamente elevar-se no organismo, o qual não é capaz de usar a energia contida no açúcar, levando o indivíduo a sentir fraqueza e eventualmente inconsciência.
A diabetes é a principal causa de cegueira em pessoas idades de 25 a 74, gerando complicações nos nervos, rins, o coração e os vasos sanguíneos e pode resultar na amputação de membros.

As Folhas de neem (leia-se nim) é uma tradicional erva usada na Ìndia para o tratamento da diabetes (Alam, et al, 1989) e foi cientificamente comprovado ser eficaz no tratamento e prevenção da diabetes; (Murty, 1978); (Chakrabartty, 1984a); (Chakrabartty, 1984b); (El - Harwary, 1990). Doses orais de extrato de folhas de neem reduziram significativamente a necessidade de insulina requisitadas nos diabeticos não-insulino dependente. (Pillai, 1981b); (Luscombe, 1974); (Murty, 1978). O óleo de Neem também se revelou eficaz e tem sido capaz de inibir o aumento nos níveis de açúcar no sangue em 45% em teste com animais. (Sharma, 1983).

Até agora a insulina ainda é uma resposta para diabetes, sendo para algumas pessoas, a única alternativa. Mas se seu corpo pudesse obter cada vez menos insulina, seria maravilhoso. E existem efetivamente as pessoas que carecem de baixa dosagem de insulina ou quase nenhuma com a administração do Neem. Um notável número de diabéticos insulino-dependentes foram capazes de reduzir a sua insulina de trinta a cinquenta por cento, quando tratadas com cápsulas de folhas de neem! Isso é significativo, porque quanto menos você tem que tomar insulina, melhor para você. E existem pacientes diabéticos tomando agentes orais e que tomam as cápsula de neem e verificam que seus índices glicemicos estão normalizando e que eles realmente podem chegar um dia a diminuir a dosagem de seus medicamentos orais. Usando as cápsulas de neem, eles foram capazes de obter em jejum, índices glicemicos, vinte e seis por cento mais baixos de açúcar no sangue, o que é bastante significativo. A impressão geral é a de que talvez, ele reforça a sensibilidade do receptor de insulina uma vez que parece funcionar bem em diabéticos Tipo II.
Diferentes estudos mostram reduções entre 20% e 50% na exigência de insulina, para aqueles que tomam cinco gramas de folhas secas de cápsulas de neem. Há ainda relatos da sabedoria popular, de que diabéticos ao mastigar uma única folha neem por dia , foram capazes de eliminar completamente injeções de insulina.
Baseado nos muitos estudos dos efeitos do neem sobre a exigência de insulina, o governo indiano aprovou a venda por empresas farmacêuticas de comprimidos de neem para diabéticos. (Alguns destes medicamentos, nada mais são extratos das folhas de neem). 

Futuro Promissor


“...Em relação aos usos medicinais da planta, pode-se destacar suas atividades antimicrobianas, antivirais e antifúngicas, associadas à atividade contraceptiva pós-coital de natureza não hormonal, portanto, com efeitos colaterais menores que os provocados pelos contraceptivos esteróides, além de promover e manter a saúde dos órgãos sexuais femininos.
 
Já a ação sobre o sistema reprodutor masculino deve ser vista com cautela e necessita de maiores estudos.

Quanto às atividades antivirais, o uso de novos agentes antivirais de origem natural, não-tóxicos, de fácil uso e mais baratos, podem ser um grande auxílio às populações de regiões tropicais e subtropicais, mais pobres e mais acometidas pelas doenças.
Dados sugerindo o uso da planta no controle dos níveis sanguíneos de glicose são promissores em direção à prevenção e controle do diabetes, assim como relatos sobre os efeitos quimiopreventivos e antitumorais são valiosos para o desenvolvimento de novas e modernas drogas.
Em relação aos resultados de estudos toxicológicos, os efeitos dos extratos parecem depender da quantidade consumida, enquanto baixas doses não são tóxicas, altas doses exibem disfunção tireoidiana e efeitos hepatotóxicos.”
Excerto da Tese de Doutorado de  MOSSINI,Simone Aparecida: A árvore Nim (Azadirachta indica A. Juss): Multiplos_Usos .  Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Bioquímica, Avenida Colombo, 5790, BR-87020-900. Maringá, PR Brasil


Neem age na seratonina
...”Acredita-se que o extrato das folhas de Azadirachta indica A. Juss (Meliacaeae) bloqueie significativamente o efeito inibitório da serotonina sobre a liberação de insulina mediada pela glicose e que o efeito hipoglicemiante do extrato pode ser devido à liberação da insulina (Chattopadhay, 1999)”.

CHATTOPADHAY, R. R. Possible mechanism of antihyperglycemic effect of Azadirachta indica leaf extract. J. Ehnopharmacol., v. 67, p. 373-376, 1999. Citado por NEGRI, Giuseppina,2005 in:
Diabetes melito: plantas e principios ativos naturais hipoglicemiantes , publicado na Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas v.41 n.2 São Paulo abr./jun. 2005
 Propriedades Fungicidas
O nim provou ser eficaz contra certos fungos que infectam o corpo humano tais fungos são um problemas crescente e difíceis de serem controlados por fungicidas sintéticos. São exemplos de alguns fungos combatidos pelo nim-
Trichophyto: Pé-de-atleta que infecta tanto a pele quanto as unhas.
Epidermophyton : Micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas do pé.
Trichosporon : Um fungo do canal intestinal.
Microsporum : Uma micose que infecta o cabelo a pele e as unhas.
Geotrichum : Um fungo espumante que causa infeção nos brônquios, pulmões, e membranas da mucosa.
Cândida : Um fungo que é parte da mucosa normal da flora, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, vagina e pulmões.

Propriedades Anti- Bacterianas
Óleo de Nim tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas, incluindo STAPHYLOCOCCUS AUREUS, que é uma fonte comum de intoxicação alimentar, e causadora de desarranjos. SALMONELLA TYPHOSA, esta bactéria muito temida que vive na comida e na água causa o tifo, envenenamento alimentar e uma variedade de infecções que incluem envenenamento sangüíneo e inflamação intestinal.

Propriedades Anti-Viróticas
A atividade anti-virótica do nim tem alta eficácia, particularmente contra doenças caracterizadas por erupções. Varíola , catapora , e verrugas , têm sido tradicionalmente tratados com pasta de nim, esfregando-se a mesma na área afetada. O nim é um preventivo muito eficiente contra vírus , mas não é a cura.

Propriedade Inseticida Dermatológica
Nim é um remédio comum e popular contra piolho e vermes. No Haiti , por exemplo, as folhas do nim são esmagadas e esfregadas nos ferimentos infectados por vermes, e na Índia e Bangladesh, moradores de vilas aplicam o nim no cabelo para matar piolho, fatos observados com grande sucesso.

Nim no Tratamento Dentário
Tanto na India como na África milhões de pessoas usam pequenos galhos de nim como escovas de dentes todos os dias. Dentistas aprovam esta prática primitiva por acharem que realmente previne doenças periodônticas. Não está claro se o beneficio é devido á massagem regulares da gengiva, se por prevenir a formação de placas, se pelas propriedades anti-sépticas do nim, ou se pelas três hipóteses juntas. Companhias alemãs usam o nim como um ingrediente ativo em pastas dental. O nim se mostra muito eficaz na preservação e cura de inflamações nas gengivas e nas doenças periódicas.

Nim como Preventivo da Doença de Chagas
O parasita Trypanosoma crusi causa esta grave doença. Ele vive e se reproduz dentro das células nervosas e das células musculares, particularmente nas do coração, sugando toda a energia de sua vitimas. Extratos do nim atuam sobre o mosquito que transmite a Doença de Chagas. Os extratos não matam os insetos, ao invés, eles os imunizam contra parasitas que vivem dentro do insetos por um ciclo de sua vidas. Uma pesquisa foi realizada e mostrou que alimentando-se os mosquitos transmissores com nim, não só os libertam do parasitas, como também o azadirachta impedem o jovem inseto de mudar de pele e os adultos de se reproduzirem.

Nim como Preventivo da Malária
Profissionais indianos da medicina Ayurvedica tem preparado doses orais do nim e administrado em paciente portadores de malária a séculos. A atividade anti-malárica do nim está relatada nos livros de Ayurveda. Chá das folhas do nim é usado para tratar-la. Certos extratos das folhas e das sementes do nim, provaram sua eficiência contra os parasitas da malária. O nim reage tão bem quanto o quinino nas culturas de células afetadas pela malária.

Nim como Analgésico e Anti-Térmico
Nim é também muito eficaz como analgésico, antitérmico e antinflamatório, e um produto de baixo custo. O nim é usado para estes propósitos onde quer que seja cultivado.

Outras Propriedades Medicinais
Extratos de águas das folhas e do óleo do nim provaram reduzir significativamente o açucar no sangue e impedir que a adrenalina produza hiperglicemia em animais de laboratório. O nim demostrou uma propriedade significativa de infertilidade em ratos machos sem interferir com os espermas atogenesis. Extratos alcoólicos das folhas provaram curar doenças cutâneas como o eczemas, impigem, etc. Nimbidim , um componente amargo extraído do óleo do nim provou possuir uma atividade analgésica e antipirética eficaz no tratamento de sarna e úlcera gastroduodenal crônica Ninbatikta. Um elemento completamente amargo do azadirachta indica também provou curar úlcera crônicas com eficácia o uso do óleo do nim intravaginal provou ser eficaz na prevenção da gravidez.

Nim no Controle de Insetos
Os indianos tem tradicionalmente esmagado as folhas do nim e esfregado as mesmas nos ferimentos expostos do gado para eliminar os vermes. Mosca de chifre. O azadirachta atravessa o canal digestivo do ruminante e lá permanece tempo suficiente para que as moscas de chifre não se desenvolvam no estrume. O Óleo e o extrato da semente do NIM impedem que a blow fly fêmea, Lucilia Sericata, de botar seus ovos em carneiros. No Sri Lanka, o óleo do nim é esfregado no gado como um repelente de insetos como a mosca-de-chifre. O azadirachta também é capaz de exterminar os ovos da mosca stomoxys calcitrans.

Nim no Controle de Bactérias
A bactéria do staphylococcus aureus causa mastite, inflamação das glândulas mamarias em vacas. A aparente eficácia do nim em controlar certos tipos dessa bactérias pode, portanto, ser de grande importância econômica para fabricas de laticínios nas nações que cultivam o nim. A bactéria salmonella além de afetar a saúde humana, causa aborto em animais, gado, e carneiros, como também vários tipos de infeções em aves domésticas e gado, podendo, também, ser controlado pelo nim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário