terça-feira, 3 de julho de 2012

MENOPAUSA


Como a aromaterapia pode ajudar?Óleos essenciais podem auxiliar a balancear os hormônios e são eficazes  no tratamento dos vários sintomas da menopausa. Por exemplo:
Geranio é um regulador hormonal excelente e balanceador. Rosa ajuda a tonificar o útero, regular o ciclo menstrual e incutir um senso de feminilidade. Erva-doce contém fitoestrógenos naturais.
Bergamota, camomila romana, sálvia, jasmim, neroli e ylang ylang são calmantes e antidepressivos.
Limão, cipreste, patchouli, sálvia e gerânio são bons para reduzir os calores súbitos e suores.
Camomila, lavanda e a manjerona são excelentes para o tratamento da insônia.
Camomila, lavanda, rosa, manjerona e hortelã-pimenta são excelentes para o tratamento de dores de cabeça.
Rosa e ylang ylang são eficazes no tratamento de palpitações.

Como faço para usar os óleos essenciais no tratamento da menopausa?Massagem é uma das terapias mais indicada para os sintomas da menopausa. Para criar um tratamento personalizado, uma seleção de óleos essenciais deve ser feita para refletir a combinação de sintomas presentes e em seguida, os óleos escolhidos deverão ser misturados com um óleo carreador para serem utilizados. A mistura também pode ser utilizadaada diariamente como hidratante corporal, óleo de banho, aromatizador pessoal ou de ambiente...
.
Quais são os outros remédios naturais para a menopausa?
Outros remédios naturais para os sintomas da menopausa podem incluir as seguintes ações:
• Coma alimentos ricos em fitoestrogênios, incluindo erva-doce, aipo, salsa, produtos de soja, cereais integrais, maçãs e alfafa.
• Introduzir óleo de prímula, óleo de linhaça, antioxidantes e vitaminas do complexo B como seu suplementos diários. O óleo de sementes de linhaça é conhecido como um repositor hormonal natural pois contém a mais elevada forma de fitoestrogênios.
• Aumentar a ingestão de alimentos crus, frutas frescas, vegetais e alimentos integrais. Alimentos como brócolis, dente de leão, algas, salmão e peixe branco são altamente benéficos.
• Evitar café, refrigerantes, álcool, açúcar, suco de frutas, frituras e alimentos industrializados.
• Reduzir a ingestão de sal e gordura, aumentar a ingestão de fibras, carboidratos complexos e cálcio.
• Beber muita água.

Concluindo: os óleos essenciais, com suas múltiplas propriedades curativas em combinação a mudanças e adições saudáves à sua dieta, podem ser muito eficazes para lidar com os sintomas da menopausa.
QUE SÃO OS FITO-HORMÔNIOS ?

Também chamados fitoesteróides ou fitoestrogênios, são alimentos fitoterápicos, com estrutura molecular semelhante à do estrogênio humano, embora com efeito mais fraco e diferente. Demoram mais para causar benefícios, entretanto são mais seguros, sem o perigo de usar dosagens erradas, porque nosso corpo absorve o necessário e elimina os excessos, em mais uma mostra da sapiência da natureza). Existem milhares de folhas, frutos, raízes e até sementes que contêm estes “hormônios”, beneficiando as mulheres que optaram por este método.
Agora vamos conhecer que hormônios são estes:
• O ginseng (Não usar se houver pressão alta e diabetes) – os mais indicados ainda o dong quai e a raiz de alcaçuz, chamada de ginseng da mulher.
• Erva-de-São-João, raiz de kava-kava, urtiga, valeriana, castanheiro-da-índia e também o cravo-da-índia.
• Vegetais da família do repolho, que aumentam a taxa de produção do estrogênio que circula no corpo.
• A soja e seus derivados (tofu) são ricos em isoflavonas, uma classe de fitoestrógeno que diminui a taxa de colesterol, aumenta o conteúdo de minerais nos ossos, alivia sintomas da menopausa. São recomendados para quem tem câncer de mama e cólon de útero. As exceções, no caso dos derivados, são o óleo e a carne da soja, que não contêm isoflavonas e não são recomendados para a saúde. Já o shoyu (molho de soja) pode ser usado em saladas, porém não tem isoflavonas.
• A vitamina E – neutraliza calores, reduz o risco de problemas cardiovasculares, suores, depressão, ansiedade, tontura, palpitações, falta de ar e fadiga em seis semanas (diabéticos devem usar doses reduzidas). Esta vitamina você encontra em nozes, grãos integrais, amêndoas, azeite de oliva, gérmen de trigo novo prensado a vácuo. Ela ainda age como um antioxidante e combate o LDL – “MAU COLESTEROL”, que, oxidado, pode prejudicar as veias sangüíneas e causar arteriosclerose. O mesmo benefício não foi conseguido com suplementos vitamínicos.
• Salsinha, gergelim, ameixas, anis, aipo, alho, brócolis, couve-de-bruxelas, milho, semente de feno-grego, abacaxi, linhaça, broto de alfafa, abóbora, erva doce, maçã, banana, vagens, beterraba, cerejas, mamão, azeitonas, milho, pepino, batatas e muitas outras são substâncias semelhantes ao estrógeno.
O pólen é rico em hormônio do crescimento que, segundo pesquisas, aumenta a resposta dos ovários às gonadotropinas (hormônios secretados pela hipófise).Este hormônio auxilia a produção de estrogênio e tem efeito positivo em casos de ovário policístico, anovulatório e alguns tipos de infertilidade.
• Inhame (inhaminho), que é muito rico em progesterona.
• As sementes e os brotos ricos em vitamina E – Tomar nove cápsulas de 250 mg por dia, até os fogachos desaparecerem. Depois reduzir para seis e fazer a manutenção usando só três. Pode-se acrescentar óleo de prímula (evening primorse), três cápsulas ao dia.
• Para repor a progesterona deficiente, o ideal seria conseguir em farmácia de manipulação um creme composto de inhame silvestre do México, Ginseng Siberiano, Actéia negra, bardana, aloe vera e óleo de jojoba ou abacate. Este seria esfregado na pele do abdomen, das axilas, das mamas e das coxas, alternadamente, durante 12 dias consecutivos por mês. Tomar o chá de folhas de amoreira também é recomendado por alguns especialistas, com resultados excelentes. Dose: um copo de três em três horas; descansar depois de 60 dias e, dez dias depois, recomeçar.
• Bardana, todos os cereais integrais, todas as sementes, linhaça, sementes de girassol e abóbora, gérmen de trigo, brotos de alfafa e de soja. Obs: Os alimentos crus e frescos têm um efeito maior que os cozidos.
O estrogênio natural aumenta o número de vasos sangüíneos localizados na região da uretra, o que eleva a pressão sobre o canal, evitando a incontinência urinária. Estudos demonstram que a TRH (natural) aumenta o colesterol “bom”, o HDL, e reduz o “ruim”, o LDL; por isso reduz problemas cardíacos. Aumenta o sistema imunológico, impede a fragilidade de ossos e vasos sangüíneos, melhora a artrite, artrose, estresse, mal de Alzheimer; combate os radicais livres e a atrofia muscular. Regulariza a perda de memória, insônia, fraqueza, fadiga, perda de libido, ajuda o organismo a curar-se mais rápido, revitaliza o corpo.

FISIOQUANTIC (moduladores frequenciais): sugestões de tratamento.
  • Ferro (ionquantic): para fogachos da menopausa
  • Agnusflower: (complemento floral quântico da essência Vitex agnus castus)
  • Flavonallis: (complemento floral quântico da essência iris Florentina – Isoflavona)
  • Hormus: (buquê floral – Hormo)
  • Purpurallis:(essência Trifolium pratense L. – red clover)
  • Flowernigra: (essência de Cimicífuga racemosa – Black Cohosh)
 Doses 15 gotas sublingual 2 x ao dia (manhã e noite).

Nenhum comentário:

Postar um comentário